O objetivo deste trabalho é mostrar como se deu o processo de constituição e desenvolvimento do povoado Vila Sanção, que ainda não tinha sido objeto de estudo. Localizado entre dois grandes projetos minerais do país: Carajás (ferro) e Salobo (cobre), a comunidade vive dias de euforia e expectativas entre a riqueza e desenvolvimento que promoverá determinados projetos e, em suas sombras: problemas sociais, infra estruturais e ambientais. O ponto negativo é que, os benefícios da mineração ali explorada vai beneficiar o distante município de Marabá, além da grande agressão ao meio ambiente, em território de Parauapebas. É incluído tópicos que abordam a história do povoado, aspectos geográficos, infraestrutura habitacional e seus indicadores sociais, como parte de um universo maior - Parauapebas. Contempla-se também, o histórico da escola Alegria do Saber, das igrejas na comunidade e informações inerentes aos alojamentos do projeto Salobo e sua influência na comunidade.
É acrescentado no corpo da obra, o projeto Riquezas Literárias, que inclui a produção de poemas, contos, crônicas de autoria do professor Adilson e de alunos da escola Alegria do Saber. Sendo considerada desta forma, uma obra social.
É um trabalho de relevada importância para a elaboração de projetos que demandam dos poderes públicos, assim como de entidades representativas no que toca a comunidade e a valorização da memória in loco.
87 págs.
http://livrosmota.loja2.com.br